Facebook

Projeto Bilha Solidária

Projeto Bilha Solidária

“Experiência positiva”

União de Freguesias de Castro Verde e Casével aderiu a este projeto que permitiu apoiar até agora várias famílias carenciadas na aquisição de botijas de gás.

Numa altura em que os gastos com energia são uma “dor de cabeça” para muitas famílias, a União de Freguesias de Castro Verde e Casével (UFCVC) decidiu aderir ao projeto “Bilha Solidária”, promovido através de um protocolo entre a Associação Nacional de Freguesias e o Fundo Ambiental.

A iniciativa em vigor, tem por objetivo apoiar os consumidores domésticos de garrafas de gás, desde que beneficiários da Tarifa Social de Energia e/ou de prestações sociais mínimas. Nesse âmbito, cada família beneficiada recebe o valor de €10,00 por garrafa de gás adquirida, cabendo à UFCVC uma participação de €1,50 por garrafa. “Podemos dizer que foi, e com certeza continuará a ser, uma experiência muito positiva, até agora com 11 candidaturas, onde as juntas de freguesia mostraram disponibilidade e eficiência para a causa publica e que permitirá, no futuro, poderem colaborar noutros projetos da mesma natureza”, diz o presidente da UFCVC, António José Paulino.

O eleito acrescenta que a União de Freguesias aderiu a este projeto pelo seu “alcance social” junto das famílias mais carenciadas. “Apesar de reconhecermos que é um serviço que não estamos vocacionados para o fazer, e o mesmo se ter iniciado de uma forma tardia e com pouca informação, não podíamos deixar de lado a possibilidade das populações mais carenciadas das nossas freguesias acederem a esta medida em tempos tão difíceis economicamente”, reforça António José Paulino.

Assim, até 31 de dezembro de 2023, ou até ao esgotamento da verba prevista para este efeito, os beneficiários da Tarifa Social de Energia e/ou de prestações sociais mínimas, podem continuar a contar com este apoio.